terça-feira, 27 de março de 2007

Para Avaliação

O Começo...
Seguindo a dica da minha EDITORA-CHEFE, fui ao centro para cumprir a 1ª missão...
Numa tarde de muito calor e extremamente abafada (BRASIL GUERRERO, BRASIL!!! AHSUHAUSHAU), fui de vasculhar nos corredores e salões do museu Hipólito José da Costa (em frente a Rádio Guaíba na Caldas Jr.) o que era o jornalismo no Século XIX.
É um museu que agrega diversas áreas (jornalismo, audiovisual, fotos, muitas fotos... e algumas máquinas) – vou postar depois porque aqui em casa só tem discada :P- .


Chegando lá para minha surpresa havia nada mais , nada menos do que pilhas e mais pilhas de jornais do século XIX. Por esse motivo mais do que técnico, resolvi mostrar as mais as diferenças estruturais dos jornais da época com os de hoje em dia do que mostar o que acontecia em seus detalhes na época.
O grande jornal aqui no Rio grande do Sul era o "Democracia" que era um órgão do governo Imperial. Folhando algumas edições a partir de 9/11/1874 até 26/04/1875, pude notar alguns fatos:
Históricos: As colunas relatam a dúvida e indignação sobre o descaso com o RS em relação ao resto do país (muitos fazem menção à guerra do Paraguai, onde os gaúchos lutaram como a principal força nacional mesmo assim foi esquecido pelo governo). Havia também um movimento a favor da instauração da República e o fim do Império, que tanto prejudicava o estado. Os seus ideais eram muito semelhantes aos da Revolução Farroupilha ou da REPÚBLICA RIO-GRANDENSE!! (dentre eles a abolição da escravatura, que o RS já havia começado a praticar, muito antes da Lei Áurea de 1888).
Estruturais:
Sem qualquer imagem (seja desenho ou fotos) e também propagandas, o jornal tem uma estrutura bem simples: colunas com textos mais longos que os atuais, sem a diferenciação por assuntos (ou cadernos), faz com que você tenha vários pontos sobre um único fato, podendo haver as vezes, cantigas ou poemas sobre os mais variados assuntos e autores. O redator também coloca mais personalidade em sua "reportagens", levando-as a muito mais detalhes e abrangência do que nos dias atuais.


//////////////////////NÃO DEIXEM DE COMENTAR!!!!!!\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

2 comentários:

Maru disse...

Costa guerreiro!\o/
xD
Bom, deixa eu ver... Tipo, os jornalistas e colunistas colocavam mais "personalidade nas suas reportagens", tipo, eles colocavam muita opinião pessoal?o.o
Não sei se eu entendi errado, mas...:P
Ah, e sobre a abolição da escravatura... Eu já tinha lido em algum lugar sobre o RS ter se adiantado com essa questão (e até tinha me empolgado com isso), mas... não vamos ser ingênuos: conhece o caso dos "lanceiros negros"? Eu diria que, naquela época, os interesses até podiam, pra alguns ser de liberdade e dignidade humana... Mas por traz disso tudo, sempre tinha as segundas intenções...:P
Muito bala o teu trabalho; estou doida pra ver as figuras!:D
Jaa!o/

Fred Costa disse...

sora... ver os comentarios do primeiro post..

minha irmã

Fer Costa disse...
bah, q tri!! bem legal a iniciativa de jornalismo... q orgulho!!! ahsuahushasu
tah bem legal o blog, n sabia da existência desse museu... soh estão faltando as fotos!!!!
bjosss

3 de Abril de 2007 10:40